Pontos turísticos de PG e Carambeí recebem 270 mil turistas em 2024
Valor se refere aos visitantes do Parque Estadual de Vila Velha, Buraco do Padre e Parque Histórico e Museu de Carambeí. Destinos estiveram entre os principais pontos turísticos do Estado em 2024, segundo dados da Secretaria do Turismo
Publicado: 16/01/2025, 19:02
Três dos principais pontos turísticos dos Campos Gerais estiveram entre os destinos mais visitados por turistas no ano de 2024 no Estado do Paraná. As informações reveladas pelo Boletim de Dados Turísticos, divulgado pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) nessa quinta-feira (16), mostram que somadas as visitações do Parque Estadual de Vila Velha, do Buraco do Padre (Ponta Grossa) e do Parque Histórico e Museu de Carambeí, mais de 270 mil turistas passaram por esses três locais no ano passado.
Em âmbito estadual, as informações apontam um aumento significativo nas visitações, com destaque para os parques, atrativos culturais e pontos regionais. “Os atrativos refletem a beleza natural, cultural, a variedade de opções e, principalmente, a infraestrutura turística do Paraná, porque para receber essa grande quantidade de visitantes, os próprios atrativos necessitam de uma estrutura qualificada", afirmou o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.
Nos Campos Gerais, o ponto turístico de destaque foi o Parque Histórico e Museu de Carambeí. No total, o local recebeu 130.602 turistas ao longo do’’’ último ano. O Parque Estadual de Vila Velha, por sua vez, atraiu 69.542 visitantes, reforçando o interesse crescente pelo turismo de natureza; enquanto que o Buraco do Padre registrou 70.440 visitas. Isso significa que nesses dois pontos turísticos de Ponta Grossa, foram atraídos 139.982 visitantes.
LIDERANÇA - No Paraná, o ponto turístico mais visitado foi o Parque Nacional do Iguaçu, que registrou 1.893.116 visitantes em 2024, contra 1.872.915 em 2023. Em Curitiba, um destaque foi o Museu Oscar Niemeyer, com aumento de mais de 41% no número de visitantes, totalizando mais de 700 mil visitantes. Já o movimento na Ilha do Mel cresceu 18%, ao receber 203.877 pessoas. Nas Unidades de Conservação, o aumento médio foi de 2,3%.
Ainda em Foz, estão outros dois dos pontos mais visitados do Paraná: o Parque das Aves, que teve um crescimento de 2% nas visitações, com 821.147 visitantes no ano passado; e a Itaipu Binacional, que recebeu o segundo maior número de visitantes desde 2020, quando a visitação foi suspensa devido à pandemia da Covid-19, com registro de 666.939 pessoas que passaram pelo local.
A Capital superou os 2 milhões de visitantes graças aos seus muitos atrativos de variados segmentos turísticos. A Linha Turismo, que em 2024 completou 30 anos de circulação, fechou o ano com quase 800 mil visitantes, 18,3% maior em relação a 2022, e mantendo-se estável no comparativo entre 2023 e 2024. O trem que liga Curitiba à Morretes, no Litoral, registrou 396.576 visitantes ao longo do último ano (considerando ambos os sentidos). Em 2023 foram 250.679 turistas. O atrativo foi eleito recentemente como um dos passeios de trem mais bonitos do mundo pela Lonely Planet.
"Enquanto Estado, nosso foco é continuar fomentando o setor, para que a iniciativa privada siga trabalhando e investindo na qualificação de seus receptivos e mão de obra, o que acarreta em uma melhor experiência dos turistas”, conclui Nunes.
PERSPECTIVAS – O secretário Márcio Nunes enfatiza que o desempenho das visitações reforça o papel do Estado como referência no turismo nacional, impulsionando a economia e valorizando as riquezas paranaenses.
"Outro indicador positivo é que o turismo do Paraná registrou um aumento nas atividades e número de empresas ligadas ao setor, com um resultado acima da média nacional. No ano passado, as empresas paranaenses ligadas ao turismo registraram 13,6% de crescimento em suas atividades, o que também mostra como o Estado está no caminho certo ao fomentar, aprimorar e divulgar esse setor, responsável pela geração de emprego, de renda e que proporciona tamanha qualidade de vida às pessoas", disse.
Para 2025, o Estado projeta resultados ainda melhores. A Secretaria de Estado do Turismo e o Viaje Paraná - órgão de promoção comercial do setor, planejam ações voltadas a campanhas de promoção no mercado brasileiro e internacional, intensificando a atuação na América do Sul e na Europa, com foco em atrair mais turistas estrangeiros aos atrativos estaduais.
Com informações da AEN